sábado, 10 de maio de 2008

RAÇAS...

RAÇA BALINÊS


De uma forma geral, se aceita que o gato Balinês é uma derivação do Siamês, uma mutação espontânea de pêlo longo. Seu temperamento é como do Siamês: alegre, brincalhão, inteligente, alerta, curioso. Além do pêlo mais longo, outra diferença é seu timbre de voz mais suave e menos falante. Sua pelagem é simples e não dupla, como na maioria dos gatos de pêlo longo. Por isso, seu pêlo fica mais liso e junto ao corpo.As cores padrão são as mesmas do Siamês.
No Brasil é uma raça muito rara, possuindo apenas um criador.




RAÇA EXÓTICO



Exótico é um Persa de pêlo curto.
A raça Persa é uma das mais conhecidas e queridas, mas requer escovação diária para manter seu pelo bonito. Muitas pessoas gostariam de ter um Persa, mas não podem dispor de tempo para esse trabalho. Sendo assim, para quem gosta de Persa mas quer um gato menos trabalhoso, essa é a raça ideal.
O seu pêlo é característico e dá a ele uma aparência fofa, como a de um ursinho de pelúcia.
Seu pêlo não necessitada de tanta escovação e não embaraça.
Seu temperamento é calmo, praticamente não mia, é doce, pacífico e leal. São extremamente afetivos e pedem por atenção, sentando em frente ao dono e olhando-o nos olhos. Pulam no colo para uma soneca, ou esfregam o nariz no seu rosto. Alguns sobem no ombro e o abraçam.
Costumam seguir o dono de um cômodo a outro da casa, apenas para estar junto.
Adoram brincar. Gostam de correr atrás de bolas de papel, ou observar objetos em movimento. Continuam gostando de brincar, mesmo depois de adultos.
O macho geralmente é mais afetuoso do que a fêmea.
Sua maturidade é mais tardia do que outras raças, mas seus filhotes são precoces.


RAÇA PERSA


Persa atual descende de gatos de Ankara, na Turquia e da Pérsia, atual Irã. De temperamento calmo, corpo robusto, pelagem longa, focinho achatado e cauda curta. Pode ser facilmente reconhecido entre as demais raças. É a raça preferida no mundo tudo e a mais geneticamente alterada pelo homem.
A primeira aparição do Persa foi em uma exposição na Inglaterra, em 1871. De lá pra cá, muita coisa mudou. O excessivo e progressivo achatamento do focinho começou a ocasionar problemas de saúde e em 1993, preocupados com isso, as associações de criadores em todo mundo passaram a evitar a produção de Persas com a cara achatada demais.

Os graves problemas de saúde devido ao focinho excessivamente achatado eram:
- Prejuízo à respiração pelo estreitamento exagerado das narinas; Rinite alérgica;

- Irritação e infecção ocular por causa de ductos lacrimais estreitos ou sem orifício;

- Diminuição do tamanho do crânio e conseqüente subdesenvolvimento do cérebro, causando danos neurológicos, como problemas locomotores.
- Deslocamento dos maxilares, causando abertura permanente da boca. Por essa razão, Persas com cara excessivamente achatada não são mais aceitos. Essa orientação é seguida também no Brasil. Para saber se um Persa possui achatamento excessivo de rosto, verificar se a ponta do nariz fica mais alta que a extremidade inferior dos olhos.

A qualidade da raça no Brasil vem aumentando a cada ano. Os olhos do Persa devem ser redondos, grandes e sem sinais de estrabismo. Existe um grande número de cores e desenhos de pelagem para os Persas. No início, só haviam cores sólidas. Atualmente já são reconhecidas mais de 100, criadas por mutações espontâneas e cruzamentos dentro da própria raça ou fora dela. Isso faz do Persa o gato com maior variedade de cores entre todas as raças. Por ser um gato de pelos longos é muito importante que se faça escovação da pelagem, isso influi não só na beleza, mas também na saúde. A escovação impede que o felino engula pelos em excesso e deve ser feita com pente de aço e escova de cerdas naturais. Na época da muda, normalmente duas por ano, o ideal é escovar uma vez ao dia e nos demais meses, quatro vezes por semana.Além da formação da "bola de pêlos" no estomago, a ingestão excessiva de pelos também provoca gastrite crônica e obstrução do intestino, úlcera perfurada e até câncer. Além dos produtos à base de óleo mineral, dados pelo veterinário, ter em casa ervas comestíveis plantadas, facilita a eliminação dos pêlos através das fezes. Os gatos as procura espontaneamente. Para embelezar o pelo pode-se dar banho. Os Persas que participam de exposições o tomam com freqüência. Há xampus importados especiais para determinadas cores de pêlo (branco, preto etc). Os banhos também ajudam a combater sarnas, fungos e alergias, se dados com shampoos próprios, recomendados pelo veterinário. Depois do banho, é preciso verificar se o gato está bem seco, inclusive nas axilas, barriga e orelhas - pontos mais suscetíveis a fungos e dermatites. As pelagens dos Persas de cor creme, azul e preta ficam queimadas se muito expostas ao sol. Para preservá-las, o ideal é que não tomem mais de uma hora de sol, restrito ao período da manhã. Os Persas com a cara muito achatada são propensos à secreção lacrimal intensa, que mancha muito os pêlos ao redor dos olhos, especialmente os mais claros. Para remover as manchas, recomenda-se passar diariamente no local um pedaço de algodão embebido em água morna, filtrada, fervida e depois um produto importado próprio para isso. Outro problema comum na raça são problemas de parto, devido ao tamanho da cabeça do filhote. Os filhotes costumam ter problemas para passar pelo canal do parto devido a cabeça muito larga. Sendo assim o parto deve ser acompanhado de um veterinário.

Um comentário:

O Sibarita disse...

Miiiiiiaaaaaaaaaauuuuuuuuuuuuuuuu! kkkk

Dona Nara, por que não fez veterinária? Você com certeza seria uma excelente profissional nessa área tal a dedicação e conhecimento.

Sabe, eu não sabia nada de gatos e agora lendo aqui estou aprendendo, muito legal mesmo!

Nã última vez que você esteve no Sibarita me perguntou se eu gostava de animal e se eu criava gatos, vim aqui para responder, mas, não estava liberado para comentários, dai que o faço agora.

Eu realmente gosto de animal, porém, por falta de tempo nunca criei, acho legal sim criar gatos, cachorros...

É por isso que não envio foto de gatos para colocar aqui, obrigado.

bjs
O Sibarita