quarta-feira, 21 de maio de 2008

RAÇAS...


RAÇA BENGAL

Raça recente e única a descender diretamente de um felino selvagem.Foi desenvolvida por Jean Mill nos EUA, a partir de uma fêmea de Leopardo Asiático e de um gato doméstico.

O Leopardo Asiático possui o mesmo número de cromossomos que um gato doméstico, por isso alguns dos filhotes híbridos podem nascer férteis.

O Bengal mantém os reflexos rápidos de seu ancestral selvagem. Mas deve ser afetuoso com seu dono. Apesar de descender de felinos selvagens, o Bengal ronrona e as vezes mia forte.

Sua cabeça deve ser grande, orelhas pequenas de pontas arredondadas. Olhos grandes e ovais, verdes ou amarelos. Corpo longo, com ossatura pesada. A extremidade da cauda deve ser preta; a barriga com marcas; as almofadas das patas em acordo com a cor do corpo e com a mesma cor das demais patas.

Pelagem: curta, cheia e macia como uma seda, com as pintas dispostas de forma horizontal, de preferência formando rosetas. Pode ter padronagem semelhante ao mármore. Marcas brancas no corpo e marcação tigrada devem ser evitadas.

O Bengal foi reconhecido apenas pela Tica-The International Cat Association dos EUA, em maio de 1992. As demais entidades ainda observam a raça, paran certificar-se de que o temperamento selvagem foi completamente abolido.

No Brasil ainda é uma raça rara.


RAÇA SAGRADO DA BIRMÂNIA

Birmanês ou Sagrado da Birmânia foi reconhecido como raça no início do século 20.
Muito sensível e apegado ao dono, sofre de melancolia e depressão se o dono se ausentar por muito tempo. Já com relação a estranhos é reservado e não permite que o toque, chegando a rosnar e morder caso haja insistência.

Seu tamanho deve ser médio; corpo ligeiramente longo; pés redondos; estrutura forte, bochechas redondas; testa pouco arredondada; nariz médio sem stop; orelhas pequenas mas não tanto quanto as do Persa, inseridas bem separadas; olhos azuis, ligeiramente ovais. Pelagem com textura sedosa e semi-longa e com pouco subpêlo. As pontas (face, orelhas, cauda, pernas e genitais) de coloração mais escuraem contraste com a cor creme ou bege do corpo. O branco (simétrico) das 4 patas brancas deve ir até a articulação com as pernas. As marcações nas extremidades só aparecem com 4 a 5 meses de idade.São reconhecidas 17 cores subdivididas em 4 grupos - Point (Red, Seal, Blue, Chocolate, Lilac e Cream), Tortie Point (Seal), Tabby Point (Cream, Seal, Blue, Chocolate, Lilac e Red) e Tortie Tabby Point (Seal, Blue, Chocolate e Lilac). Essas cores devem ser lisas e contrastar bem com o corpo. São indesejáveis manchas brancas na barriga e nos genitais, partes escuras das patas e peito e luvas subindo muito por trás das patas.


RAÇA BRITISH

Considerada a raça inglesa mais antiga. Quando o Império Romano invadiu a Bretanha há 2 mil anos atrás, levou junto com suas tropas, gatos que iriam se adaptar perfeitamente ao solo britânico, ajudando a combater roedores nas cidades e nos campos. Assim surgiu a raça British Short Hair.

Sua primeira apresentação em uma exposição foi em 13 de março de 1871, no Cristal Palace de Londres.

A princípio o valor da raça estava na sua resistência física e em sua habilidade para caçar, mas logo também foi reconhecida por sua lealdade ao dono e seu temperamento calmo. Por ser extremamente inteligente, é a raça preferida de treinadores para filmes em Hollywood e comerciais de televisão.

De porte compacto, tamanho médio a grande, com aparência robusta e forte, cabeça maciça, nariz curto, olhos grandes e redondos, peito largo e pescoço, pernas e rabo curtos. A cor dos olhos, do nariz e das almofadas plantares deve combinar com a coloração predominante da pelagem. Sua pelagem é abundante, suporta tanto temperaturas extremamente frias como as elevada, neste caso, ocorre a queda mais acentuada de pêlos. É meigo e sociável, bom companheiro, carinhoso. Se apega facilmente a quem lhe dá amor e carinho. Não costuma miar e quando o faz é num tom baixo. Muito brincalhão quando jovem e mais sossegado quando adulto. Suas cores são todas as sólidas, escamas de tartaruga, tabbys (tigrados), silvers (prateados) e particolors.

Um comentário:

O Sibarita disse...

Mmmmmmmmmmiiiiiiiaaaaaaauuuuuu....!!!

Poxa o que acho legal é estamos aprendendo sobre os gatos, em frente viu menina... kkkk

bjs
O Sibarita