quarta-feira, 21 de maio de 2008

MUDANÇA DE LAR


Lembro-me de quando trouxe Flanny pra minha casa. Apenas três meses de vida, tadinha! Passei noites e noites acordada, com ela no colo, pra se acostumar com o lugar. E não era fácil!Quando pensava em dormir, ela danava a miar, miar, miar que acordava a casa toda. Minha mãe dizia "adotou, agora cuide!" e eu ficava carregando aquilo como se fosse meu bebê.

De dia, passava a dormir. Dormia na minha barriga, ou debaixo do sofá, atrás da cortina... Onde estivesse mais sossegado no momento. Ao chegar da escola, por mais que tentasse nunca conseguia fazê-la despertar. Só a noite...



É DIFÍCIL PARA UM GATO ACEITAR UM NOVO LAR?

Um gato é um ser metódico por excelência. Adora sua casa, seu "dono" (deixando claro que é o gato quem escolhe seu verdadeiro dono, e não o contrário, como, em geral, se acredita), seus recantos descobertos e eleitos por ele, suas refeições na hora certa, sua bandeja sanitária sempre limpa, sua janela, sacada ou jardim, para os banhos de sol...

Normalmente, a aceitação e a adaptação de um gato em um novo lar é uma tarefa muito difícil, levando-se em conta cada caso em particular. Para um animal que está na rua exposto a inúmeras crueldades, quando ele tem a sorte de ser bem adotado, recebendo um lar quentinho, cercado de mimos e atenções, além de um cardápio saboroso e variado, a perspectiva de mudança para uma vida melhor é logo percebida e bem recebida. Como esse animal está muito assustado, sua adaptação vai evoluindo aos poucos, podendo, esse processo, durar dias, semanas, meses, até que ele se sinta seguro o suficiente para retribuir o carinho e a atenção recebidos. Nesse caso, poderá haver uma demora para essa entrega, mas tenha certeza que ela virá !

...


E acredite! Isso não muda com a idade. A cada casa nova, mais atenção aos gatos. Eles precisam se acostumar com a mudança (tanto quanto nós), e podem levar dias até cheirar cada canto da casa e descobrir onde será seu predileto. Os cuidados serão redobrados para ele não fugir, descobrindo caminhos e se perdendo.

2 comentários:

O Sibarita disse...

Oxente fia, se é díficil para nós ja costumados em um lar e indo para outro imagina para os animais, ter que aprender tudo de novo...

bjs
O Sibarita

Márcia disse...

Ai Nara nem fale isso!! Vou mudar semana que vem e tenho uma gatinha que foi tirada da rua e está conosco há um ano. Ela acostumou muito bem aqui nessa casa, tem todos esses hábitos que vc descreveu... será que ela vai acostumar na casa nova pois não quero perdê-la de jeito nenhum!!! Estou morrendo de medo q ela fuja de nós... :(